<$BlogRSDUrl$>

2005/01/30

Entre-aspas: Importa-se de repetir??? 

«We're having the time of our lives!»

George W. Bush, enquanto dançava na cerimónia de tomada de posse para o seu segundo mandato.

E ele está, de facto, a divertir-se como nunca se divertiu na vida. Já lá vão duas guerras e a responsabilidade por mais de 1.400 americanos e 200.000 iraquianos mortos não lhe pesa na consciência...

2005/01/25

Filmes: Mas isto escreve-se ou não? 

Já tentei escrever este post três ou quatro vezes! Hoje decidi que já chegava de "bloqueio de blogger" e, melhor ou pior, a coisa tem que ser publicada!

O que é mais estranho é aquilo que torna difícil escrever sobre o DVD do Gato Fedorento: a tentação de glosar uma das muitas piadas deles! Na primeira versão, este post começava com "ah e tal...", a seguir era "o-papel-qual-papel", depois era o homem que não sabia mentir... Uma verdadeira praga! Então não consigo escrever sobre estes quatros gajos sem fazer imitações baratas?

A verdade é que é difícil... E é isso que explica o fenómeno. Os gajos são contagiosos! Por isso não compre o DVD... É perigoso!

2005/01/21

Segundos... 

Na laranja o sol e a lua dormem de mãos dadas.


Eugénio de Andrade

2005/01/18

Filmes: Cinco vezes dois... 

Cinco vezes duas pessoas. Cinco situações de uma vida a dois. Cinco episódios que invertem o curso do tempo. Um história que se desenvolve do fim para o princípio. Um filme que se constroi. Padrões que se repetem. O mesmo olhar vazio, ausente. A falta de contacto. A superficialidade que se desvenda...

E a música. Os sons que pontuam, que desconcertam, que dividem cada momento daquele que se segue. E a voz inimitável de Paolo Conte. O calor latino da música italiana. Uma banda sonora que apetece comprar no momento em que se sai do cinema.

E o desconforto. A tensão. A violência inicial. O choque. A repulsa... E a normalidade. A vida estúpidamente normal que salta do ecrã. Cinco vezes dois? Só cinco?

2005/01/12

Sensações... 

Hoje perdi uma amiga... uma amiga única. Especial. De olhos escuros, voz serena e uma grandeza de emoções inqualificável. Uma criança “menina-adulta” que sempre recordarei com um sorriso e amor.

J. tinha 12 anos quando tudo começou. Passaram quatro anos e a “menina-adulta”, nunca chegou a conhecer a adolescente. Hoje perdi também mais uma parte da minha antiga vida. Esta tristeza de perder, vem igualmente acompanhada de nostalgia, dúvida e uma luta inglória para viver.

Viver. Essa foi a aprendizagem que a J. me deixou... E por muito que sintamos quão grande é a nossa perda, jamais sentiremos as dos outros...

Como a J. existem muitas crianças que lutam pela vida, ainda que saibam que em breve partirão... Passamos simplesmente por este mundo sem parar e sentir que não estamos agarrados a nada que não as emoções de sermos quem somos.

Fica aqui num espaço dividido, um mimo, para a menina que nos transformou a todos. Para os seus pais, simplesmente o agradecimento pelo privilégio de ser amiga de dois seres profundamente fascinantes que muito lutaram pela VIDA.

Para ti, minha doce J. encontrar-nos-emos na Terra do Nunca.

Simplesmente sensações.

2005/01/09

Filmes: ...da Terra do Nunca 

À procura da Terra do Nunca.

Lágrimas doces e nostálgicas de uma criança que já não existe... a tristeza de querer ser Mulher, madura, sem espaço para sonhar... fantasiar e o mais difícil acreditar.

"Por cada vez que uma criança diz, eu já não acredito em fadas, morre um fada por esse mundo fora."

A vida é igualmente morte. Mas acreditar é sentido de viver. E morte pode ser viajar para essa terra onde as crianças nunca crescem. Peter é uma criança que nos envolve com o seu olhar, num mundo de raiva e perdão que nos baralha as emoções. Só podem existir crianças assim na terra do nunca... e eu, Catarina, confesso, não sabia que era possível procurar a Terra do Nunca.

Este filme é muito aconselhável a gente dura de emoções.

2005/01/07

Sensações... 

O equilíbrio em forma de desequilíbrio...
A dor de uma solidão ameaçadora sem passo seguinte.

Talvez nada disso.

Apenas um Homem que procura divertir-se em posição omnipotente sobre uma rocha redondamente enganada.
Uma Mulher de pernas marcadas que teme em sair do seu lugar...

Simplesmente sensações.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?     Feedback by backBlog     Site Meter